O processo educacional e de desenvolvimento humano vai muito além da mera aquisição de conhecimentos teóricos e informações técnicas. Há muitos outros saberes e aprendizados envolvidos na formação – e na transformação – de crianças e jovens no ambiente escolar, e essa dinâmica passa, obrigatoriamente, pela educação socioemocional.
Ensinar os estudantes a compreender seus pensamentos e sentimentos, e a lidar corretamente com as diferentes emoções que experimentam em sua jornada, é uma tarefa cada vez mais importante para as escolas nos dias de hoje, ajudando a se tornarem pessoas plenamente capacitadas a enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
Saiba mais sobre a importância da educação socioemocional nas escolas, conheça as atividades socioemocionais realizadas no Kennedy e descubra como essa premissa faz parte do nosso projeto pedagógico há bastante tempo.
Índice
O que é educação socioemocional?
A educação socioemocional é o processo de aprendizagem que orienta o ensino escolar ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais nos alunos. O foco principal das atividades e conteúdos de caráter socioemocional é capacitar estudantes, de diferentes níveis, a entender, controlar e saber utilizar suas emoções, sentimentos e relacionamentos de forma positiva e eficaz.
A base da educação socioemocional vem da compreensão que as emoções e as interações humanas são extremamente importantes para o pleno desenvolvimento da pessoa. Elas desempenham um papel crucial na formação dos alunos, seja como cidadãos ou como profissionais do futuro, e influenciam diretamente sua capacidade de aprender, gerenciar conflitos e tomar decisões.
Quais são os 4 pilares da educação socioemocional?
Segundo a Unesco, a educação socioemocional deve se basear em quatro pilares principais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Em 1996, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura já previa que investir na capacitação social e emocional dos estudantes seria uma das bases para a educação do século XXI. Ela também é contemplada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com base nesses quatro pilares, espera-se que as atividades socioemocionais possam ajudar a criança a vivenciar diferentes experiências, processar corretamente os sentimentos e reações individuais gerados a partir delas e compartilhar essa vivência com as pessoas ao seu redor.
Esses são desafios cada vez mais presentes na rotina das novas gerações – como a Geração Alpha, por exemplo. São crianças conectadas ao mundo virtual e, ao mesmo tempo, deslocadas das interações do mundo real. O objetivo da educação socioemocional, portanto, é promover nelas o autoconhecimento, o autogerenciamento, a tomada consciente e responsável de decisões, a habilidade de relacionamento e a consciência social.
A importância da educação socioemocional nas escolas
A educação socioemocional é de extrema importância para a formação plena dos alunos, e sua abrangência vai muito além das paredes da sala de aula. É preciso lembrar que a escola tem a missão de formar cidadãos para a vida, conscientes de si mesmos e de tudo o que acontece ao seu redor, e a educação socioemocional nas escolas contribui para isso.
Ao adquirir e treinar suas habilidades socioemocionais, os estudantes passam a compreender suas próprias emoções. Assim, conseguem identificar quando estão felizes, magoados, frustrados, com medo, ansiosos ou empolgados, e quais são os gatilhos que liberam esses sentimentos.
Isso os capacita a tomar decisões conscientes em momentos decisivos, e a enfrentar os desafios da vida com mais confiança e resiliência, aprendendo a construir relacionamentos saudáveis e se transformando em pessoas melhores e mais equilibradas.
Como trabalhar a educação socioemocional nas escolas?
É possível desenvolver diversas estratégias e atividades socioemocionais na escola para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. O intuito, sempre, é criar oportunidades para que os alunos se deparem com situações diversas, em que será preciso se relacionar com colegas, propor iniciativa e tomar decisões responsáveis.
O material do Sistema de Ensino Poliedro, parceiro exclusivo do Kennedy em Pirassununga, já é criado com total adequação a esse tema, respeitando as bases previstas pelas diretrizes do Ministério da Educação nesse sentido. Isso, por si só, já facilita o trabalho do professor, que tem o apoio do material didático ao implementar atividades socioemocionais para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Alguns exemplos de atividades socioeducativas que já fazem parte da rotina escolar aqui no Kennedy são:
- estímulo dos professores à realização de trabalhos em grupo, onde os alunos podem exercitar o relacionamento interpessoal e aprender o valor do trabalho em equipe
- eventos e atividades culturais relacionadas à música, ao teatro e às artes visuais, como o Sarau e a Mostra Cultural, que são uma forma natural e atrativa de expressar sentimentos e aguçar as percepções da criança
- realização de debates, seminários e rodas de conversa sobre temas variados, onde é possível compartilhar pontos de vista e entender que existem visões diferentes para um mesmo assunto
- incentivo ao esporte na escola, onde questões como cooperação, competitividade, frustrações e resiliência podem se trabalhadas nas aulas de educação física
- atividades de autoconhecimento, como um painel de emoções ou diários de sentimentos, que estimulam as crianças a olhar para dentro e entender o que estão sentindo
- projetos sociais na escola, como o Missão Kennedy, voltados à comunidade externa, com fundo solidário, que se relacionam com disciplinas trabalhadas em sala de aula e inspiram os estudantes a ampliar sua visão para os desafios da sociedade ao seu redor
- palestras e dinâmicas em grupo sobre temas relevantes, como bullying, racismo e diversidade, com foco em trabalhar o respeito às diferenças
- realização da Semana Kennedy, a gincana escolar mais famosa da região, que serve de palco para o desenvolvimento de diversas competências sociais e emocionais nos alunos
Parceria exclusiva com Leo Fraiman e material OPEE
Além de implementar essas estratégias no dia a dia do colégio, o Kennedy ainda conta com uma parceria exclusiva com o renomado Leo Fraiman, referência em educação socioemocional no país, no desenvolvimento do Projeto de Vida – uma iniciativa da escola para capacitar, desde cedo, seus alunos em várias habilidades sociais e emocionais importantes para a vida.
O projeto conta com material da Metodologia OPEE, desenvolvida por Fraiman, que trabalha com os alunos o autoconhecimento, o empreendedorismo, a educação financeira voltada ao consumo consciente e a inteligência emocional, oferecendo também conteúdos de orientação vocacional focados no futuro profissional dos estudantes.
Recentemente, o próprio Leo Fraiman participou ao vivo de uma live com nossos alunos, onde compartilhou informações importantes e ainda respondeu a dúvidas e perguntas da turma. Uma incrível oportunidade de desenvolvimento socioemocional para os alunos do Colégio John Kennedy!
Essa é apenas uma pequena amostragem de todas as ações e propostas que o Kennedy toma no sentido de valorizar a educação socioemocional de nossos estudantes. Por aqui, entendemos que não se pode educar crianças e adolescentes no ambiente escolar ignorando suas emoções e sentimentos.
Alunos se emocionam, sofrem, se alegram, choram, sentem raiva e, claro, amam. Desconsiderar isso é abrir mão de um potencial humano que existe dentro de cada aluno, e que pode servir de trampolim para seu desenvolvimento integral enquanto ser humano.
Acreditamos em um #ensinoquetransforma, e esse processo de formação, informação e transformação passa, necessariamente, pelo gerenciamento adequado das emoções e interações sociais de qualquer pessoa. É dessa forma que a educação muda as pessoas, para que elas possam mudar o mundo.
Falando nisso, não deixe de comentar e compartilhar com a gente o que você pensa sobre esse assunto!
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